10 de nov. de 2015

Telejornal como ferramenta de ensino-aprendizagem.

O telejornal  como ferramenta de aprendizagem e compreensão leitora.

O ensino da língua portuguesa por meio do telejornal tem como objetivo ampliar as possibilidades do uso da linguagem e compreensão de seus códigos para uma real avaliação crítica e fidedigna da realidade e do contexto a que a informação se apresenta.


O trabalho de reflexão e análise de um texto, falado ou escrito, tem como meta a qualidade do uso da linguagem contribuindo para a reflexão por meio de produção e interpretação de textos, objetivando a análise metalinguística, utilizando-se textos reais do cotidiano social em que o ouvinte/receptor está inserido.

Ler não é somente decodificar os códigos convertendo letras em sons, mas também compreender o que se está lendo, atribuindo significado.

Muitas pessoas possuem dificuldades para escrever e ler um texto, porém expressar-se oralmente é algo que acontece de forma natural. A linguagem deve ser trabalhada de forma a conhecer seus significados culturais e sociais, dando sentido e não apenas ensinar palavras. O trabalho na interpretação deve ser interagido socialmente dentro do contexto e realidade da sociedade.



Então, o telejornal por meio dessa ótica desenvolve várias habilidades que faltam nas pessoas atualmente como, por exemplo, o senso crítico que é o poder de avaliar várias questões por pontos de vistas diferentes, deixando de lado o senso comum e reavaliando o seu contexto social.

Fonte: http://www.fals.com.br/revela18/REVELA%20XVII/artigo4_revelaXI.pdf
Bagno, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística -  São Paulo: Parábola Editora, 2007.

Alunos: James Meireles, Frederico Vaz, Rafael Almeida e Leonardo Ramos

16 comentários:

  1. É fundamental sabermos interpretar as notícias que são veiculadas diariamente. A avaliação criteriosa, vem com o hábito da leitura e de se informar, para que possamos ter bem desenvolvido o senso crítico, pois a notícia nem sempre é o que parece.

    ResponderExcluir
  2. A notícia não pode ser avaliada de modo isolado, ela vem com um contexto por trás da própria notícia,de quem a publica, para que, porque e para qual objetivo... Fazendo estas, perguntas e contextualizando-a, poderemos ter senso crítico de avaliar, interpretar, discutir e interagir com a notícia.

    ResponderExcluir
  3. Alunos,

    De acordo com Vaz, TCV. (s.d.): as instituições escolares devem ajudar os educandos a decifrar os conteúdos dos noticiários televisivos, ou seja, o aluno deve ser estimulado a realizar uma leitura crítica dos telejornais, buscando formas de reflexão sobre as causas, consequências e veracidade da
    realidade fragmentada, apresentada na telinha /.../ quais tipos de atividades práticas os professores podem realizar em sala de aula além da discussão e pequenas redações sobre conteúdo discutido, visto?

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, desenvolver a prática de leitura e interpretação de textos (escritos ou falados) através de material selecionado pelo professor ou aluno sob supervisão do professor; ampliar o vocabulário do aluno relacionando temas novos para os mesmos; Assistir a vídeos de matérias de telejornais e alem de disso, fazer discussão de casos, propor elaboração de um telejornal em sala de aula fazendo o aluno interagir e produzir um telejornal com um roteiro pré-estabelecido; Propor a elaboração de uma notícia relevante da comunidade a qual o aluno está inserido. (Exemplo: O acumulo de lixo nas ruas, quais as causas e consequências deste fato.)

    ResponderExcluir
  5. mais nem sempre o aluno é estimulado, dessa forma, nao tem o resultado de uma boa interpretação, por que nao houve uma motivaçao para pode interpretar esse tipo de texto.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A motivação como qualquer outro desenvolvimento de aplicação de metodologias começa com um referencial. O professor neste caso, assume esse papel, assim como os pais... Se isso não acontece é de certa forma, omissão.... Esperar que o aluno por sim mesmo tome iniciativa é espera acontecer algo que talvez nem venha a ocorrer. Tomar iniciativa, parte na maioria das vezes do professor. Então, a proposta é trabalhar com métodos, propostas, estratégias que sejam apresentadas ao aluno e com isso, despertar e conscientizar de seu papel não só como aluno, más como atuante de sua significância dentro da sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Também vale da parte do professor questionar os alunos sobre a finalidade de assistir um telejornal, quais telejornais mais assistem e por que o fazem. Acredito que estimularia a percepção, reflexão, senso crítico e de opinião.

    ResponderExcluir
  9. Também vale da parte do professor questionar os alunos sobre a finalidade de assistir um telejornal, quais telejornais mais assistem e por que o fazem. Acredito que estimularia a percepção, reflexão, senso crítico e de opinião.

    ResponderExcluir
  10. estimular o senso crítico e a ética do aluno, pode torna-lo um cidadão mais conciente apartir dessa ferramenta que auxilia na interpretação dos textos!

    ResponderExcluir
  11. Uma metodologia bem adequada para estimular os alunos a não só assistir a telejornais, mas também compreender de maneira eficaz o assunto tratado.

    ResponderExcluir
  12. Uma metodologia bem adequada para estimular os alunos a não só assistir a telejornais, mas também compreender de maneira eficaz o assunto tratado.

    ResponderExcluir
  13. Galera usem o telejornal como ferramenta coringa para estarem sempre antenados às atualidades, pois é um meio rico de informações, mas lembrem-se em levar em consideração tudo o que foi ensinado e abordado na sala de aula, desta forma a notícia será aproveitada de forma coerente sem risco de te manipular!

    ResponderExcluir
  14. O telejornal como ferramenta de aprendizagem na escola é útil para que que os alunos possam entender a importância do que veem no na tv e colocar em suas vidas (no dia a dia) desse modo amplie o modo deles pensarem.

    ResponderExcluir
  15. O telejornal informa de forma direta, mas quem o assiste deve ter um conhecimento prévio dos assuntos abordados. Entretanto alguém com uma boa interpretação consegue captar e entender as ideias transmitida por meio do contexto da notícia.

    ResponderExcluir
  16. O telejornal tem muita importância na sociedade, para nós manter informado no que acontece no mundo e no nosso meio social. E acredito que tem muita relevância na leitura e compreensão de texto, porquê nos leva a pesquisar e estudar assuntos específicos para tem um melhor entendimento sobre assunto.

    ResponderExcluir

Comente Aqui!