O telejornal como
ferramenta de aprendizagem e compreensão leitora.
O ensino da língua portuguesa por meio do telejornal tem
como objetivo ampliar as possibilidades do uso da linguagem e compreensão de
seus códigos para uma real avaliação crítica e fidedigna da realidade e do
contexto a que a informação se apresenta.
O trabalho de reflexão e análise de um texto, falado ou
escrito, tem como meta a qualidade do uso da linguagem contribuindo para a
reflexão por meio de produção e interpretação de textos, objetivando a análise
metalinguística, utilizando-se textos reais do cotidiano social em que o
ouvinte/receptor está inserido.
Ler não é somente decodificar os códigos convertendo letras
em sons, mas também compreender o que se está lendo, atribuindo significado.
Muitas pessoas possuem dificuldades para escrever e ler um
texto, porém expressar-se oralmente é algo que acontece de forma natural. A
linguagem deve ser trabalhada de forma a conhecer seus significados culturais e
sociais, dando sentido e não apenas ensinar palavras. O trabalho na interpretação
deve ser interagido socialmente dentro do contexto e realidade da sociedade.
Então, o telejornal por meio dessa ótica desenvolve várias
habilidades que faltam nas pessoas atualmente como, por exemplo, o senso
crítico que é o poder de avaliar várias questões por pontos de vistas
diferentes, deixando de lado o senso comum e reavaliando o seu contexto social.
Fonte: http://www.fals.com.br/revela18/REVELA%20XVII/artigo4_revelaXI.pdf
Bagno, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística - São Paulo: Parábola Editora, 2007.
Alunos: James Meireles, Frederico Vaz, Rafael Almeida e Leonardo Ramos
É fundamental sabermos interpretar as notícias que são veiculadas diariamente. A avaliação criteriosa, vem com o hábito da leitura e de se informar, para que possamos ter bem desenvolvido o senso crítico, pois a notícia nem sempre é o que parece.
ResponderExcluirA notícia não pode ser avaliada de modo isolado, ela vem com um contexto por trás da própria notícia,de quem a publica, para que, porque e para qual objetivo... Fazendo estas, perguntas e contextualizando-a, poderemos ter senso crítico de avaliar, interpretar, discutir e interagir com a notícia.
ResponderExcluirAlunos,
ResponderExcluirDe acordo com Vaz, TCV. (s.d.): as instituições escolares devem ajudar os educandos a decifrar os conteúdos dos noticiários televisivos, ou seja, o aluno deve ser estimulado a realizar uma leitura crítica dos telejornais, buscando formas de reflexão sobre as causas, consequências e veracidade da
realidade fragmentada, apresentada na telinha /.../ quais tipos de atividades práticas os professores podem realizar em sala de aula além da discussão e pequenas redações sobre conteúdo discutido, visto?
Primeiramente, desenvolver a prática de leitura e interpretação de textos (escritos ou falados) através de material selecionado pelo professor ou aluno sob supervisão do professor; ampliar o vocabulário do aluno relacionando temas novos para os mesmos; Assistir a vídeos de matérias de telejornais e alem de disso, fazer discussão de casos, propor elaboração de um telejornal em sala de aula fazendo o aluno interagir e produzir um telejornal com um roteiro pré-estabelecido; Propor a elaboração de uma notícia relevante da comunidade a qual o aluno está inserido. (Exemplo: O acumulo de lixo nas ruas, quais as causas e consequências deste fato.)
ResponderExcluirmais nem sempre o aluno é estimulado, dessa forma, nao tem o resultado de uma boa interpretação, por que nao houve uma motivaçao para pode interpretar esse tipo de texto.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA motivação como qualquer outro desenvolvimento de aplicação de metodologias começa com um referencial. O professor neste caso, assume esse papel, assim como os pais... Se isso não acontece é de certa forma, omissão.... Esperar que o aluno por sim mesmo tome iniciativa é espera acontecer algo que talvez nem venha a ocorrer. Tomar iniciativa, parte na maioria das vezes do professor. Então, a proposta é trabalhar com métodos, propostas, estratégias que sejam apresentadas ao aluno e com isso, despertar e conscientizar de seu papel não só como aluno, más como atuante de sua significância dentro da sociedade.
ResponderExcluirTambém vale da parte do professor questionar os alunos sobre a finalidade de assistir um telejornal, quais telejornais mais assistem e por que o fazem. Acredito que estimularia a percepção, reflexão, senso crítico e de opinião.
ResponderExcluirTambém vale da parte do professor questionar os alunos sobre a finalidade de assistir um telejornal, quais telejornais mais assistem e por que o fazem. Acredito que estimularia a percepção, reflexão, senso crítico e de opinião.
ResponderExcluirestimular o senso crítico e a ética do aluno, pode torna-lo um cidadão mais conciente apartir dessa ferramenta que auxilia na interpretação dos textos!
ResponderExcluirUma metodologia bem adequada para estimular os alunos a não só assistir a telejornais, mas também compreender de maneira eficaz o assunto tratado.
ResponderExcluirUma metodologia bem adequada para estimular os alunos a não só assistir a telejornais, mas também compreender de maneira eficaz o assunto tratado.
ResponderExcluirGalera usem o telejornal como ferramenta coringa para estarem sempre antenados às atualidades, pois é um meio rico de informações, mas lembrem-se em levar em consideração tudo o que foi ensinado e abordado na sala de aula, desta forma a notícia será aproveitada de forma coerente sem risco de te manipular!
ResponderExcluirO telejornal como ferramenta de aprendizagem na escola é útil para que que os alunos possam entender a importância do que veem no na tv e colocar em suas vidas (no dia a dia) desse modo amplie o modo deles pensarem.
ResponderExcluirO telejornal informa de forma direta, mas quem o assiste deve ter um conhecimento prévio dos assuntos abordados. Entretanto alguém com uma boa interpretação consegue captar e entender as ideias transmitida por meio do contexto da notícia.
ResponderExcluirO telejornal tem muita importância na sociedade, para nós manter informado no que acontece no mundo e no nosso meio social. E acredito que tem muita relevância na leitura e compreensão de texto, porquê nos leva a pesquisar e estudar assuntos específicos para tem um melhor entendimento sobre assunto.
ResponderExcluir