11 de nov. de 2015

Video Aula

A video aula é uma ferramenta miaditica, usada para auxiliar no ensino e aprendizagem dos estudantes, proporcionando a eles uma visão maior do conteúdo abordado, tornando a aula mais dinâmica, aumentado a circulação das informações de forma mais atrativa.
Para os professores, saber utilizar o poder dos vídeos é de fundamental importância e essa capacidade não pode ficar fora de seu currículo.                           
É necessário ter desenvoltura em frente às câmeras e nesta hora a timidez não tem espaço. O professor ou o apresentador deve ter familiaridade não apenas com o assunto, mas ser articulado, desinibido e ter uma boa oratória. A empatia com o público será determinante para o sucesso da sua videoaula.
Os benefícios do uso de vídeos como ferramenta de ensino em sala de aula são vários:
  Ø  Acessibilidade ao conteúdo
  Ø  Os elementos visuais
  Ø  Interações alem da sala de aula
  Ø  Material complementar
  Ø  Fomentação da criatividade





Bibliografia:
  • ·        http://aprendendoemcasa.net/07-ferramentas-para-criar-video-aulas-e-tutoriais/
  • ·        http://blog.hotmart.com/pt/produtores/como-fazer-videoaulas-atraentes/
  • ·         http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/10/03/972423/11-motivos-usar-videos-em-sala-aula.html

19 comentários:

  1. Muito bom! Costumo usar mais como material complementar,tem sido de grande ajuda. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. vídeo aulas são muito uteis em sala de aula, mas devem ser utilizadas sempre com a participação a direta dos professores e alunos para que o material apresentado esteja sempre condizente com a disciplina ministrada, e que possa retomar a compreensão total do texto e do vídeo por parte do aluno fazendo com que ele possa refletir os conhecimentos pre existentes e consiga assimilar o conteúdo. parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. A vídeo aula é uma ótima ferramenta de estudo pois,o cérebro humano precisa de repetição para que haja memorização, caso contrário cerca de 70% do conteúdo é esquecido, logo você deixa de aproveitar grande parte do que aprendeu. Então quando assistimos uma aula por diversas vezes conseguimos assimilar completamente o conteúdo apresentado, e a vídeo aula nos permite isso, repetir várias vezes!

    ResponderExcluir
  4. A video aula possibilita a assimilacao dos conteudo, podendo permitir ao aluno desperta sua criatividade, tornando possivel uma maior comprensao do tema abordado, aumentando a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A vídeo aula é uma forte ferramente de ensino e aprendizado, que vem a contribuir ainda mais para o aprendizado live e autônomo... Ela possibilita o internauta/telespectador um aprendizado focado naquilo em que se deseja aprender, porém se o uso desta ferramenta for da internet, temos somente o cuidado de saber se a fonte é fidedigna e fundada em bases científicas do assunto proposto.

    ResponderExcluir
  8. Concordo que é forte ferramenta. Mas quais tipos de atividades práticas que possam ser realizadas em sala de aula parra alcançar os objetivos surpacitados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vídeo aula pode ser usada para simular experiências de química que seriam perigosas em laboratório ou exigiriam muito tempo e recursos. Um vídeo pode mostrar, por exemplo, o crescimento acelerado de uma árvore (da semente à maturidade) em poucos segundos.

      Excluir
    2. Assimilando os conteúdos, de varias formas e explicações variadas sobre o mesmo assunto, despertando no aluno sua criatividade e senso critico a partir de sua interpretação.

      Excluir
  9. um bom exemplo seria a complementação de uma aula sobre história com um documentário tratando do assunto abordado e pedir que os alunos formulassem esse conteúdo em vídeo para apresentar aos colegas de sala para tanto eles desenvolveriam os conteúdos pré estudados e fariam ligações entre a aula e o vídeo para auxiliar na compreensão dos colegas

    ResponderExcluir
  10. Como a maioria dos videos expressam a fala coloquial e exigem pouco esforço do receptor passam informações em pequenas doses o que ajuda a absorver melhor o assunto. Um uso prático seria iniciar a aula com a vídeo aula, logo após dar aos alunos um texto complementar para os eles poderem associar e assim absorver melhor a informação a ser repassada.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a Vanessa. Assim como estimular os alunos a criarem suas vídeoaulas como contribuições para as aulas.
    Uma ótima ferramenta, de fácil acesso, e que encontramos aulas gratuitas em diversas áreas! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  12. Concordo com a Vanessa. Assim como estimular os alunos a criarem suas vídeoaulas como contribuições para as aulas.
    Uma ótima ferramenta, de fácil acesso, e que encontramos aulas gratuitas em diversas áreas! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Ao introduzir esses recursos midiáticos, em questão a videos aula, da ao aluno espaço para utilizar sua criatividade para a construção de aprendizado usufruindo das sensibilidades e sentimentos, contextualizando temas variados nas vídeo aula, podendo assim introduzir o aluno de forma mais dinâmica no universo das tecnologias dependentes, incentivando o principio a ética e cidadania, tornando se a mídia uma ferramenta potenciadora na educação.

    ResponderExcluir
  15. Vale ressaltar que a vídeo aula pode ser um recurso de aprendizado muito prático quando o aluno souber explorar bem este recurso. Estabelecendo horários, esquematizando conteúdos e organizando os vídeos por assuntos contribuindo ainda mais para a sua formação. Por exemplo, pode-se aprender um outro idioma, trabalhando a pronúncia através de vídeos de pessoas nativas do idioma em que se quer aprender, porém associando este aprendizado com outros recursos, como por exemplo livros didáticos complementado o estudo. O vídeo bem elaborado, é uma sala de aula virtual e interativa onde é possível aproveitar todo o seu conteúdo de forma a contribuir para o seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  16. A vídeo aula é uma ferramenta de aprendizado muito enriquecedor, pois possibilita ao aluno acesso sobre o conteúdo em qualquer lugar e em qualquer momento.

    ResponderExcluir
  17. As mídias tem influenciado muito no cotidiano dos alunos, por isso os educadores precisam explorar esses recursos de forma que possibilite ao aluno agregar diversos conhecimentos. Muitos alunos aprendem melhor quando podem visualizar o conteúdo, então os professores podem utilizar o PowerPoint, ou como a Vanessa já ressaltou usar documentários e videoaulas para complementar o que já foi dito em sala. Assim o aluno poderá ver na pratica onde ele poderá aplicar aquilo que esta sendo apresentado.

    ResponderExcluir

Comente Aqui!