6 de nov. de 2015

A Música como processo de aprendizagem

         

         A música contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional da pessoa humana,segundo Pfulzenruiter(1999.p.5).O aluno que aprende através da música amplia a forma de se expressar e de entendimento do mundo em que vive e do pensamento criativo.
Para o professor obter um bom uso das músicas em sala de aula é necessário conhecer o contexto da música.Deve-se entender que todas as composições tem uma atmosfera ideológica,a qual deve ser compreendida.Letras e melodias musicais expressam reações e pensamentos de quem as compõe.
Através de "canções",o aluno explora o meio circundante e cresce do ponto de vista emocional,afetivo e cognitivo.


O trabalho com música deve ser cauteloso,para que o professor  não explore apenas a área da gramática,entretanto outras áreas,como: produção de texto,interpretação crítica,promover debates sobre os temas presentes nas letras,comunicação verbal e visual,participação e reflexão. A música nos dá a oportunidade de aprendizado não apenas na língua portuguesa,porém,em outras disciplinas,como: história,geografia,sociologia,filosofia e até na área de exatas.

        O professor avalia ao contexto histórico do aluno, social e os recursos como ferramentas de trabalho que a escola tem para oferecer.Trata-se do trabalho com o conteúdo resultante das experiências de vida dos alunos,o professor acompanha o processo,mas não interfere na realidade como afirma Fernandes.
         No contexto social,a música ajuda a formar e trabalhar o processo de transformação social:atitude,valores e pensamentos da sociedade.Assim como toda arte,ela pode ser inserida nos métodos de ensino-aprendizagem.Pode ser um meio de analisar e entender as transformações sociais políticas e culturais ocorridas no mundo.
         Desde muitos séculos atrás,na Idade Média,época em que os trovadores faziam suas cantigas amorosas,satíricas e de escárnios,até os dias de hoje,percebe-se a influência do contexto,como afirma Medina(1973,p.17)qualquer grupo humano necessita de símbolos que expressem seus valores,precisa de cânones aceitáveis e aceitos de interpretação de realidade vivida.

         Foram realizadas entrevistas com professores da rede pública e particular da 8° série do Ensino Fundamental onde foram contadas várias experiências em sala de aula.Um deles expõe sua resposta em três títulos:
-Música Clássica : Ouve-se a música como uma espécie de relaxamento,faz se um desenho da apresentação ao ouvi-la,só então parte-se para a produção de texto; 
-Música Contemporânea: leitura da letra,canta-se e depois passa a gramática;
-Músicas Antigas : Análise de vocábulos arcaicos.Outros professores comentam que consideram válidos trabalhos com estilos diversificados,como forma de análise crítica e comparativa(não apenas que diz respeito a estrutura:vocabulário,variação,linguística...) 





Deve-se promover pesquisas e debates de letras que se relacionem pela temática,usando-as para contextualizar o ensino de regras gramaticais,como ponto de partida para a produção textual.Enfim,a  música é arte,cultura e pode ser usada na educação como um método descontraído de ensino-aprendizagem.









10 comentários:

  1. É fascinante como a música contribui para o ensino e aprendizado de linguagens. Desenvolve não somente o processo lúdico más também é uma ferramenta de socialização e disseminação de cultura.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Na minha opinião a música é a ferramenta de aprendizagem mais interessante pois, proporciona um estado muito agradável de bem-estar e isso facilita a concentração e facilita também o desenvolvimento de raciocínio! É muito bom aprender e poder sentir prazer ao mesmo tempo e a música nos proporciona isso!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. No caso do estudo de uma língua estrangeira a musica é uma ferramenta poderosa, pois lendo a letra da musica e ouvindo a mesma o aluno absorve como se pronuncia palavras e frases e também sente prazer o que facilita na absorvição de conteúdos.
    By: Karine Viana

    ResponderExcluir
  5. No caso do estudo de uma língua estrangeira a musica é uma ferramenta poderosa, pois lendo a letra da musica e ouvindo a mesma o aluno absorve como se pronuncia palavras e frases e também sente prazer o que facilita na absorvição de conteúdos.
    By: Karine Viana

    ResponderExcluir
  6. podemos ter uma visão diversificada do conteúdo associando a música tendo uma ppercepção maior do que se pode ser ensinado.

    ResponderExcluir
  7. A música possui enorme influência, criadora e libertadora, por isso é bastante eficiente para o uso dentro da sala de aula, além de ser uma forma divertida de apreender e compreender.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que a música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade
    e outros dons e aptidões, portanto, deve-se aproveitar esta atividade
    educacional dentro das salas de aula....

    ResponderExcluir
  9. Cite exemplos atividades com música que tem como objetivo o desenvolvimento da habilidade de compreensão de texto, levando em consideração as postagens sobre estratégias de leitura / compreensão leitora.

    ResponderExcluir
  10. A música estimula os alunos a gravar o conteúdo assim como estimula o gosto pela musica também.
    As matérias que são desagradáveis tornam agradáveis e de fácil recordação.

    ResponderExcluir

Comente Aqui!